35ª Bienal de São Paulo - coreografias do impossível [curadoria: Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes, Manuel Borja-Villel; assistência de curadoria: Matilde Outeiro, Sylvia Monasterios, Tarcisio Almeida], 2023, Pavilhão Ciccillo Matarazzo, São Paulo, SP [vídeo: Enrico Verta / Fundação Bienal de São Paulo]
Ronda
Os seguranças farão uma única ronda no espaço expositivo, averiguando seu perímetro por completo. A prestação do serviço durará todo o horário de funcionamento da instituição ou o horário de abertura da exposição.--
Visando a manutenção da ordem em determinado espaço, a ronda é uma prática preventiva em que vigilantes, guardas, policiais ou outros profissionais de segurança inspecionam um perímetro periodicamente, circulando por ele de forma atenta, em patrulha, atuando na prevenção de quaisquer sinistros. Com o intuito de desenvolver métodos cada vez mais eficazes na salvaguarda de seus segurados, nós da Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda. oferecemos um novo serviço de grande diferencial para o patrulhamento em instituições de arte.
Tal qual a prática rotineira das rondas executadas por outros profissionais, Ronda também mantém atentos seguranças circulando no seu entorno. Sua diferença, contudo, consiste em utilizar todo o horário de funcionamento da instituição para concretizar uma única volta por seu perímetro. Assim, a velocidade da ação (v) será mensurada pelo perímetro total do espaço expositivo (d) sobre o horário de funcionamento da instituição ou de abertura da exposição (t). (v = d/t)
Dessa forma, a lentidão de seus movimentos e a longa fixação de seus olhares no espaço expositivo se faz comparável ao panóptico. Por esgarçar o tempo de suas tarefas, os vigilantes são colocados em uma área incógnita, que produz dúvida se observam ou não tudo que lhes rodeia, e, ainda assim, os faz presentes ostensivamente, por um prolongado período, coagindo riscos que poderiam existir em sua ausência.
35ª Bienal de São Paulo - coreografias do impossível [curadoria: Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes, Manuel Borja-Villel; assistência de curadoria: Matilde Outeiro, Sylvia Monasterios, Tarcisio Almeida], 2023, Pavilhão Ciccillo Matarazzo, São Paulo, SP [fotos: Iza Guedes / Fundação Bienal de São Paulo]
35ª Bienal de São Paulo - coreografias do impossível [curadoria: Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes, Manuel Borja-Villel; assistência de curadoria: Matilde Outeiro, Sylvia Monasterios, Tarcisio Almeida], 2023, Pavilhão Ciccillo Matarazzo, São Paulo, SP [fotos: Iza Guedes / Fundação Bienal de São Paulo]
35ª Bienal de São Paulo - coreografias do impossível [curadoria: Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes, Manuel Borja-Villel; assistência de curadoria: Matilde Outeiro, Sylvia Monasterios, Tarcisio Almeida], 2023, Pavilhão Ciccillo Matarazzo, São Paulo, SP [fotos: Iza Guedes / Fundação Bienal de São Paulo]
35ª Bienal de São Paulo - coreografias do impossível [curadoria: Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes, Manuel Borja-Villel; assistência de curadoria: Matilde Outeiro, Sylvia Monasterios, Tarcisio Almeida], 2023, Pavilhão Ciccillo Matarazzo, São Paulo, SP [fotos: Iza Guedes / Fundação Bienal de São Paulo]
Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda. [texto crítico: Leno Veras], 2021, Centro Cultural São Paulo, São Paulo, SP [30ª Edição do Programa de Exposições] [fotos: Ricardo Kugelmas]
Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda. [texto crítico: Leno Veras], 2021, Centro Cultural São Paulo, São Paulo, SP [30ª Edição do Programa de Exposições] [fotos: Ricardo Kugelmas]
Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda. [texto crítico: Leno Veras], 2021, Centro Cultural São Paulo, São Paulo, SP [30ª Edição do Programa de Exposições] [fotos: Tadáskía]
Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda. [texto crítico: Leno Veras], 2021, Centro Cultural São Paulo, São Paulo, SP [30ª Edição do Programa de Exposições] [fotos: Tadáskía]
Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda. [texto crítico: Leno Veras], 2021, Centro Cultural São Paulo, São Paulo, SP [30ª Edição do Programa de Exposições] [fotos: Tadáskía]
Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda. [texto crítico: Leno Veras], 2021, Centro Cultural São Paulo, São Paulo, SP [30ª Edição do Programa de Exposições] [fotos: Tadáskía]
Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda. [texto crítico: Leno Veras], 2021, Centro Cultural São Paulo, São Paulo, SP [30ª Edição do Programa de Exposições] [fotos: Tadáskía]
Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda. [texto crítico: Leno Veras], 2021, Centro Cultural São Paulo, São Paulo, SP [30ª Edição do Programa de Exposições] [fotos: Tadáskía]
Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda. [texto crítico: Leno Veras], 2021, Centro Cultural São Paulo, São Paulo, SP [30ª Edição do Programa de Exposições] [fotos: Tadáskía]
Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda. [texto crítico: Leno Veras], 2021, Centro Cultural São Paulo, São Paulo, SP [30ª Edição do Programa de Exposições] [fotos: Tadáskía]
Festival Artes em Rede, 2019, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ [vídeo: Festival Artes em Rede]
Trans-In-Corporados [seleção: Felipe Ribeiro, Maria Alice Poppe, Janaína Melo, Julia Baker, Lígia Tourinho, Sérgio Andrade], 2018, Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro, RJ [vídeo: Maria Clara Boing, Antonio Gonzaga Amador]
Trans-In-Corporados [seleção: Felipe Ribeiro, Maria Alice Poppe, Janaína Melo, Julia Baker, Lígia Tourinho, Sérgio Andrade], 2018, Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro, RJ [fotos: Silvana Marcelina]
Trans-In-Corporados [seleção: Felipe Ribeiro, Maria Alice Poppe, Janaína Melo, Julia Baker, Lígia Tourinho, Sérgio Andrade], 2018, Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro, RJ [fotos: Edmilson Gomes]
Trans-In-Corporados [seleção: Felipe Ribeiro, Maria Alice Poppe, Janaína Melo, Julia Baker, Lígia Tourinho, Sérgio Andrade], 2018, Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro, RJ [fotos: Silvana Marcelina]
Trans-In-Corporados [seleção: Felipe Ribeiro, Maria Alice Poppe, Janaína Melo, Julia Baker, Lígia Tourinho, Sérgio Andrade], 2018, Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro, RJ [fotos: Edmilson Gomes]
Trans-In-Corporados [seleção: Felipe Ribeiro, Maria Alice Poppe, Janaína Melo, Julia Baker, Lígia Tourinho, Sérgio Andrade], 2018, Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro, RJ [fotos: Silvana Marcelina]