Clientes
A Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda., referência premiada e divulgada amplamente em publicações especializadas, já atendeu importantes instituições ao longo de sua existência, tais como Centro Cultural São Paulo, Centro Esportivo e Educacional Golfinhos da Baixada, Museu Nacional de Belas Artes e a galeria A Gentil Carioca. Confira abaixo.
Exposições
2024
. Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda.: nem profissional, nem sênior [exposição individual] [curadoria: Carolina Rodrigues], Casa França-Brasil, Rio de Janeiro, RJ . Itinerância - 35ª Bienal de São Paulo - coreografias do impossível [curadoria: Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes, Manuel Borja-Villel], Sesc Rio Preto, São José do Rio Preto, São Paulo . Prefiro não [organização: João Livra, Silvio de Camillis; texto: Maya Messina], QUASE, São Paulo, SP . Brotar [curadoria: Shannon Botelho], Porongo, Rio de Janeiro, RJ
2023
. 35ª Bienal de São Paulo - coreografias do impossível [curadoria: Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes, Manuel Borja-Villel], Pavilhão Ciccillo Matarazzo, São Paulo, SP . Vidro [ocupação individual da Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda.], Museu Paranaense, Curitiba, PR . Virada Cultural, Biblioteca Mário de Andrade, São Paulo, SP . Centro Cultural São Paulo [apresentação individual da Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda.] [curadoria: Maria Adelaide Pontes, Guto Ezek / Victor Hugo de Souza], São Paulo, SP . Baixa estima [exposição individual de Cicero Costa], QUASE, São Paulo, SP
2022
. ArteRita: feirão de múltiplos, Ateliê Cidade Baixa, Rio de Janeiro, RJ . O que restou de ontem: intervenções no Museu da República [curadoria: Beatriz Pimenta, Ivair Reinaldim, Stanley Vinicius, Dinah de Oliveira, Preta Evelin, Mayara Marques], Museu da República, Rio de Janeiro, RJ . Leilão Anual: Edição especial Pivô 10 anos, Pivô Arte e Pesquisa, São Paulo, SP, https://leilaoanualpivo.org.br/ . I Seminário Internacional de Mediação Cultural do Sesc RJ, Sesc Flamengo, Rio de Janeiro, RJ . Sala Compacta [curadoria: Gilson Plano], Museu de Arte de Goiânia, Goiânia, GO, https://salacompacta.escalas.art . A parábola do progresso [curadoria: Lisette Lagnado; curadoria adjunta: André Pitol, Yudi Rafael], Sesc Pompeia, São Paulo, SP . Campo Aberto [curadoria: Tiago Sant'Ana], Pivô Arte e Pesquisa, São Paulo, SP . por enquanto: os primeiros quarenta anos [curadoria: Alan Adi], Centro de Artes UFF, Niterói, RJ . 11º Salão Nacional Victor Meirelles [curadoria: Juliana Crispe; Seleção: Cristiana Tejo, Fernanda Magalhães, Juliana Crispe, Luciara Ribeiro, Paulo Miyada, Ricardo Resende], Museu de Arte de Santa Catarina, Florianópolis, SC . arte_passagem [coordenação geral e curadoria: Ilê Sartuzi, João Paulo Quintella, Matheus Chiaratti, Pedro Zylbersztajn; texto: Felipe Molitor], Edifício Eiffel, São Paulo, SP . Veza 02 [com Mery Horta], SOUTH SOUTH, A Gentil Carioca, https://south-south.art/portfolio-item/a-gentil-carioca/ . ABRE ALAS 17 [com Mery Horta] [seleção e curadoria: Pollyana Quintella, Deri Andrade, Maxwell Alexandre], A Gentil Carioca, Rio de Janeiro, RJ . Saravá - Projeto GAS 2022, Galeria Anita Schwartz, Rio de Janeiro, RJ
2021
. Ocupação do beco [organização: Busca, Chancko Karann, Emanuela Boccia, Felipe Rezende, Patrícia Martins], Beco dos Artistas, Salvador, BA . Ver-Ão [curadoria: Alexandre Sá], OASIS, Rio de Janeiro, RJ . Circuito Latino-Americano de Arte Contemporânea [curadoria: Charlene Cabral, Diego Groisman], Casa de Cultura Mario Quintana, Porto Alegre, RS . Suspeite [curadoria: Alex Tso, Marcel Diogo, Ramo, Yoko Nishio], Feira Equinox, Diáspora Galeria,Latinoamérica, feriaequinox.com . VERSOTRAUMA [exposição individual de Igor Vidor; curadoria: Viviane Tabach; participação: Jaime Lauriano], Haus der Statistik, CO-RE, Berlim, DE . on the shoulders of giants [curadoria: Raphael Fonseca], Galeria Nara Roesler, Nova Iorque, USA . Intervenções [realizado pelo projeto de extensão Intervenções: arte contemporânea nos museus do Estado do Rio de Janeiro], Universidade Federal do Rio de Janeiro, Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro, RJ, https://intervencoes.hotglue.me/1 . sobre os ombros de gigantes [curadoria: Raphael Fonseca], Galeria Nara Roesler, São Paulo, SP . Arte Como Trabalho: estratégias de sobrevivência dos trabalhadores da arte [curadoria: Carolina Rodrigues, João Paulo Ovídio, Luana Aguiar, Priscila Medeiros], Rio de Janeiro, RJ, artecomotrabalho.com
2020
. Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda. [30ª Edição do Programa de Exposições] [texto crítico: Leno Veras], Centro Cultural São Paulo, São Paulo, SP . Ações inscritas, histórias reescritas, Diáspora Galeria, São Paulo, SP . 2º Salão Nacional de Pequenos Formatos de Britânia [seleção: Dayallis González, Raphael Fonseca, Rafael Abdala; curadoria: Morella Jurado], Museu de Arte de Britânia, Britânia, GO, museu.io/sapf/ . LAVRA [proposição: Alice Ferraro, Carine Caz, Dinah Oliveira, Jéssica Guia, Jessica Kloosterman, Paula Borghi], Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, Rio de Janeiro, RJ
2019
. NaZanza [curadoria: Aldones Nino, Anna Marques, Bárbara Machado, Camila Mira, Carole Chueke, Juliana Knopp, Juliana Pajek, Loli Brito, Lucas Albuquerque, Osvaldo Carvalho, Pietro De Biase, Silvana Marcelina, Thaís Rocha], Villa Aymoré, Rio de Janeiro, RJ . Começa pelas mãos e termina no coração [exposição individual de Camilla Braga], A Galeria Aberta, Rio de Janeiro, RJ . INGÁJÁ [curadoria: Beatriz Pimenta Velloso, Dinah Oliveira, Ivair Reinaldim], Museu do Ingá, Niterói, RJ . 29ª Mostra de Arte da Juventude [curadoria: Ana Roman, Marcelo Amorim], Sesc Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, SP . Festival Artes em Rede, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ . LAVRA [proposição: Alice Ferraro, Carine Caz, Dinah Oliveira, Jéssica Guia, Jessica Kloosterman], Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, Rio de Janeiro, RJ . Artes Aquáticas - Verão em Queimados [curadoria: Daniele Machado, João Paulo Ovídio], Centro Esportivo e Educacional Golfinhos da Baixada, Queimados, RJ . Impávido colosso [curadoria: Bianca Madruga, Jessica Di Chiara, Letícia Tandeta Tartarotti, Pollyana Quintella], A MESA, Rio de Janeiro, RJ
2018
. Experiência n. 16 - Mesa de Cabeceira [proposição: Mariana Paraizo], A MESA, Rio de Janeiro, RJ . Trans-In-Corporados [seleção: Felipe Ribeiro, Maria Alice Poppe, Janaína Melo, Julia Baker, Lígia Tourinho, Sérgio Andrade], Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro, RJ . Destraços [curadoria: Renata Maneschy], Centro de Artes UFF, Niterói, RJ . A Grandiosa Festa Junina de Santo Antonio do Abacaxi [curadoria: Bernardo Mosqueira, Pollyana Quintella], Solar dos Abacaxis, Rio de Janeiro, RJ . Greve geral dos artistas na Phábrika, Centro Cultural Phábrika, Rio de Janeiro, RJ . heróis nunca celebram vilões - heróis apenas celebram vilões [exposição individual de Igor Vidor], Galeria Leme, São Paulo, SP . 46º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto [seleção: Luise Weiss, Paulo Pasta, Rubens Pontes], Salão de Exposições, Casa do Olhar Luiz Sacilotto, Santo André, SP . ABRE ALAS 14 [seleção e curadoria: Cabelo, Clarissa Diniz, Ulisses Carrilho], A Gentil Carioca, Rio de Janeiro, RJ
2017
. Saguão de Arte, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ . Solo Projects [Rio] Novas Poéticas, Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, Rio de Janeiro, RJ . S.O.S. SARACVRA [curadoria: Bianca Bernardo, Paula Borghi], SARACURA, Rio de Janeiro, RJ . Carpintaria Para Todos, Carpintaria, Rio de Janeiro, RJ . 46º Salão de Artes Visuais Novíssimos [curadoria: Cesar Kiraly], Galeria de Arte Ibeu, Rio de Janeiro, RJ
2016
. Intervenções entre o XX e o XXI [curadoria: Beatriz Pimenta Velloso], Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, RJ . 4quina, A Gentil Carioca, Rio de Janeiro, RJ . 35ª edição do Arte Pará [curadoria: Paulo Herkenhoff; seleção: Marcelo Campos, Paulo Herkenhoff, Walda Marques], Casa das Onze Janelas, Belém, PA
2015
. 20º encontro dos alunos do PPGAV-EBA-UFRJ - Escutas, silêncios e intervalos, Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, Rio de Janeiro, RJ
Publicações
2024
. Educação ou vigilância? In: Caminhar através da dança, através da esquiva e de seus saberes, seguimos aprendendo: publicação educativa da 35ª Bienal de São Paulo: coreografias do impossível. São Paulo: Bienal de São Paulo
2022
. Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda. Porto Alegre: Revista Arte ConTexto, nº 17: Trabalho de arte como cuidado
2021
Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda.: nove fotografias. Brasília: Cadernos Flacso: artes visuais e educação, nº 18 [orgs. Mara Pereira e Renata Sampaio]
2019
. Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda. Belo Horizonte: PISEAGRAMA, nº 13
2018
Propagandas. Porto Alegre: Revista Arte ConTexto, nº 14: Pensamento e ação de subsistência
Entrevistas e falas públicas
2024
. Não toque, isto é arte! - a educação sob vigilância. São José do Rio Preto: Sesc Rio Preto . Podcast Em obras. São Paulo: Bienal de São Paulo, Bulgari, / Spotify / Soundcloud / YouTube
2023
. Podcast Papo Educativa - Performance Vidro [com Cristiano Castilho e Beto Pacheco] Curitiba: Rádio Educativa FM, Spotify . Podcast O corpo trabalha e forma ideias, com Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda. [com Nati Canto] São Paulo: podcast Arte é Intriga, Spotify . Seguranças-artistas quebram quarta parede de espaços de arte e evidenciam trabalho precarizado [com Anna Ortega]. Porto Alegre: Nonada Jornalismo. . Arte Contemporânea no Brasil de hoje [com Jorge Soledar e Monica Coster], Semana de Integração Acadêmica Artes Visuais - Escultura, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ . Corpos, subjetividades e percursos na 35ª Bienal de São Paulo: coreografias do impossível [com Natalia Quinderé e Bruno Siniscalchi], Espaço Brasileiro de Estudos Psicanalíticos, Rio de Janeiro, RJ . Trabalhar na Pausa, uma conversa entre Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda. e Natália Quinderé. Rio de Janeiro: xow.rumi, programa Lugar de Políticas e outros saberes . Roda de conversa da artista e educadora Silvia Schiavone com es artistas convidades Silvana Marcelina e Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda., no Centro de Artes Calouste Gulbekian, Rio de Janeiro, RJ . Palestra ao Bacharelado em Segurança Pública da Universidade Federal Fluminense . Palestra à disciplina Projeto e Portfólio para artista visual, ministrada pela profª. Andréa Hygino no Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
2022
. Videoentrevista: arte_passagem | Amador & Junior Segurança Patrimonial Ltda. + Renata Lucas + Grupo MEXA. São Paulo: arte_passagem . Conversa com artistas: Sala Compacta 2022 [com Aline Brune, Benedito Ferreira, Cássia Nunes, Laila Terra, Isabela Jaha, Jaíne Muniz, Sophia Pinheiro e Ana Flávia Marú]. Goiânia: Museu de Arte de Goiânia
2021
. Live com Igor Vidor, por ocasião de sua exposição individual VERSOTRAUMA [exposição individual de Igor Vidor; curadoria: Viviane Tabach; participação: Jaime Lauriano, Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda.], Haus der Statistik, CO-RE, Berlim, DE
2020
. Do precariado e além: conversa com Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda. [com Pollyana Quintella]. Rio de Janeiro: a palavra solta, nº 5 . Vídeoentrevista: Mostra de Arte da Juventude 30 anos - Entrevista com a dupla Antônio Amador e Jandir dos Santos. São Paulo: Revista E Sesc . Curso Artista como educador, 2º Salão Nacional de Pequenos Formatos de Britânia, Museu de Arte de Britânia, Britânia, GO, youtube.com/watch?v=qbweNci7ze4, youtube.com/watch?v=cYztawXsxdo
Residência
2022
. Pivô Pesquisa [acompanhamento: Tiago Sant'Ana], Ciclo III, Pivô Arte e Pesquisa, São Paulo, SP
Prêmios e indicações
2023
. Indicação como artista de destaque na lista dos MELHORES da revista seLecT_ceLesTe . Indicação ao Programa de residência Performance As Process, Delfina Foundation, Instituto Inclusartiz, Londres, UK
2016
. 35ª edição do Arte Pará [júri: Guy Veloso, Paulo Herkenhoff, Walda Marques], Casa das Onze Janelas, Belém, PA
Coleções públicas
Museu de Arte de Santa Catarina / Fundo Catarinense de Cultura Museu Nacional de Belas Artes Museu Paranaense
Sobre a empresa
2023
. Os serviços da empresa Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda. e a barbárie daqui e de lá [por Daniele Machado]. São Paulo: Revista seLecT_ceLesTe . Reels publicado nas redes sociais da Fundação Bienal de São Paulo, por ocasião da participação da empresa na 35ª Bienal de São Paulo - coreografias do impossível, em 2023 [Narração de Regiane Ishii] . Guia da 35ª Bienal de São Paulo - coreografias do impossível. São Paulo: Bienal de São Paulo . Catálogo da 35ª Bienal de São Paulo - coreografias do impossível. São Paulo: Bienal de São Paulo . ‘Onze werkervaring heeft ons hierop voorbereid’ – in gesprek met Antonio Amador en Jandir Junior [com Tanja Baudoin]. Utrecht: Metropolis M . ‘Our work experience has prepared us for this’ – in conversation with Antonio Amador and Jandir Junior [com Tanja Baudoin]. Utrecht: Metropolis M . Sociedade limitada [por Nina Rahe]. Valor Econômico, Caderno Eu & . Catálogo da exposição A parábola do progresso [Orgs. André Pitol, Lisette Lagnado, Mariana Delfini, Yudi Rafael]. São Paulo: Sesc São Paulo . Catálogo da exposição O que restou de ontem: intervenções no Museu da República. Rio de Janeiro: Editora da Escola de Belas Artes . Dentro da Transparência [por João Paulo Quintella]. Revista Dobra, nº 11, Intervalo
2022
. Catálogo do Circuito Latino-Americano de arte contemporânea. Porto Alegre: Meteoro Edições . Catálogo do 11º Salão Victor Meirelles. Florianópolis: Museu de arte de Santa Catarina . Palestra: Entra no carro, otária: a precarização das relações institucionais e a performatização dos agentes culturais [por Malena Mendes]. América Invertida ¿Qué se mueve afuera?, Ciclo 2, Red LEHA . Folheto sobre a ocupação no contexto do projeto arte_passagem [textos: Felipe Molitor, Bianca Volpi]. Edifício Eiffel, São Paulo, SP . Capa da 13ª edição da revista [em parceria com Everson Verdião] Rio de Janeiro: Revista Desvio, nº 13
2021
. Palestra e publicação de resumo: Uma análise curatorial da 30a edição do programa de exposições do CCSP. O que pode ser uma curadoria ativista no Brasil? [por Gabriela Costa de Oliveira]. VI ENCONTRO DE PESQUISAS EM HISTÓRIA DA ARTE – EPHA, Mesa 10, p. 104, Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo. . Preview: on the shoulders of giants. Nova Iorque: Galeria Nara Roesler . Catálogo da exposição Arte como trabalho [livro eletrônico]: estratégias de sobrevivência dos trabalhadores das artes. Duque de Caxias [publicação independente] . Preview: sobre os ombros de gigantes. São Paulo: Galeria Nara Roesler . Divulgação no perfil de Instagram da Atelier Cultura. Rio de Janeiro: Atelier Cultura . Divulgação no perfil de Instagram do Projeto de Pesquisa e Extensão Mapeando Arte e Cultura visual Periférica. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro . Vídeo: sobre os ombros de gigantes | amador e jr. segurança patrimonial. São Paulo: Galeria Nara Roesler
2020
. Catálogo da 30ª Edição do Programa de Exposições – Centro Cultural São Paulo: Mostra 2020. São Paulo: Centro Cultural São Paulo . Catálogo da mostra Ações inscritas, histórias reescritas. São Paulo: Diáspora Galeria . Catálogo do 2º Salão Nacional de Pequenos Formatos de Britânia. Britânia: Museu de Arte de Britânia . Enciclopédia Itaú Cultural. São Paulo: Itaú Cultural . Catálogo da exposição Greve geral na Phábrika. Rio de Janeiro [publicação independente] . Catálogo da exposição INGÁJÁ: intervenções no Museu do Ingá. Rio de Janeiro: Editora da Escola de Belas Artes
2019
. átimo de criação e tempo no museu-trabalho-e-trabalha-44h-semanais-e- [por Jandir Jr. e max wíllà morais]. BUALA . Catálogo da Mostra de Arte da Juventude. Ribeirão Preto: Sesc Ribeirão Preto . Vídeo: Um Programão de arte e esporte em Queimados, na Baixada Fluminense. Rio de Janeiro: Rede Globo de televisão, RJ TV 1ª edição
2018
. Maneiras de trabalho e o artista como fornecedor de experiências [por Tanja Baudoin]. Rio de Janeiro: teteia um . Catálogo da exposição Mesa de cabeceira - uma exposição de croquis. Rio de Janeiro: Decult/UFRJ . Catálogo: Trans-In-Corporados: construindo redes para a internacionalização da pesquisa em dança: caderno de resumos. Rio de Janeiro: LabCrítica . Catálogo: Evocações da Arte Performática. Inhumas: eRevista Performatus . Catálogo da exposição ABRE ALAS 14, que ocorreu na galeria A Gentil Carioca. babEL Búzios Magazine nº 8. Búzios: GALERIE Armando Mattos . FAÇO FAXINA - bases contraontológicas para um começo de conversa sobre uma experiência epidérmica imunda [por Millena Lízia]. Dissertação, PPGCA, Universidade Federal Fluminense
2017
. Catálogo: Encontro dos Alunos do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escutas, silêncios e intervalos - XX. Rio de Janeiro: Escola de Belas Artes . Catálogo da 35ª edição do Arte Pará. Belém: Fundação Rômulo Maiorana . Catálogo do 46º salão de artes visuais Novíssimos. Rio de Janeiro: Galeria de Arte Ibeu
2016
. Catálogo da exposição Intervenções entre XIX e XXI. Rio de Janeiro: EBA/UFRJ . Vídeo: Evento em Belém marca noite de abertura do Salão Arte Pará 2016. Pará: Rede Globo de televisão, Jornal Liberal 1ª edição