Logo da empresa Amador e Jr. Segurança Patrimonial
Displicente - croqui, 2018, nanquim sobre papel, 21 x 29,7 cm.

Displicente

O segurança irá realizar suas funções de salvaguarda de maneira displicente.



--

Se alguém age de maneira incompetente, assim o faz por não ter a experiência ou domínio sobre sua atividade. Seu ato é da ordem de seu não saber. Mas aquele que é displicente age de maneira deliberada. Sabe como se faz, tem domínio técnico, mas por alguma razão outra realiza a função com má qualidade, ou com falta de atenção, ou sem ânimo e interesse. Enfim, sem o real desempenho que ela possui.

Dentro do contexto da salvaguarda institucional, atitudes de caráter displicentes são raramente observadas, pois se forem constatadas os trabalhadores serão severamente punidos. Entretanto, no convívio e na conversa é possível acessar relatos dessas atitudes que passam despercebidas por todos, inclusive seus fiscais. Táticas intencionais que tentam buscar por um alívio corpóreo e mental dentro de um regime massacrante de trabalho imposto pela profissão. A sutileza do desvio.

Colocando essa reflexão como norte, a Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda. apresenta Displicente, um conjunto de micro performances nas quais nossos seguranças irão realizar suas funções de salvaguarda de maneira displicente, mas em prontidão, em postos, cumprindo o serviço. Os atos de displicência, por isso, estarão em uma zona de dúvida e existência duvidosa. Não serão extremamente visíveis, teatralizados, tampouco invisíveis; mas pouco visíveis. De modo que as pessoas, ao verem e se confrontarem com essas subversões, mínimas que serão, se ponham em dúvida sobre o que está acontecendo, se veem uma subversão ocorrendo, se é performance ou se não é. E tudo prosseguirá normalmente para nossos clientes, sem prejuízos, a despeito de qualquer suspeita.

Displicente

Greve geral dos artistas na Phábrika, 2018, Centro Cultural Phábrika, Rio de Janeiro, RJ [fotos: Maria Clara Boing]

Displicente

Greve geral dos artistas na Phábrika, 2018, Centro Cultural Phábrika, Rio de Janeiro, RJ [fotos: Maria Clara Boing]